Coordenador : Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396090.2206.247331.19062023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O curso de aperfeiçoamento para professores da educação básica: ensino de Língua(gens) tem como objetivo geral proporcionar formação continuada, a nível de aperfeiçoamento, a 1000 (quinhentos) professores e profissionais da Educação de Surdos da rede de ensino e visa apresentar os aspectos da Língua e da Linguagem em uma perspectiva de usar os mecanismos que estas disponibilizam com propriedade, a Língua e a Linguagem como representação da literária e o papel das Artes e da Cultura Surda no desenvolvimento do estudante Surdo
Objetivo
O curso de aperfeiçoamento para professores da educação básica: ensino de Língua(gens) tem como objetivo geral proporcionar formação continuada, a nível de aperfeiçoamento, a 1000 (hum mil ) professores e profissionais da Educação de Surdos da rede de ensino e visa apresentar os aspectos da Língua e da Linguagem em uma perspectiva de usar os mecanismos que estas disponibilizam com propriedade, a Língua e a Linguagem como representação da literária e o papel das Artes e da Cultura Surda no desenvolvimento do estudante Surdo, o papel da Língua e da Linguagem nos processos linguísticos envolvidos na produção, compreensão e processamento das informações linguísticas e as circunstâncias que envolvem a Língua e a Linguagem como fator de interação e de ação cultural na educação de Surdos, o estudo em torno do léxico e seus significados no registro da Libras para divulgação e visibilidade da Libras em consonância com as atuais políticas da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (DIPEBS/SECADI/MEC).
Resumo
A realidade do contexto escolar brasileiro revela que uma grande parte da população escolar, incluindo os Surdos, não consegue aprender adequadamente. Embora os processos pedagógicos não sejam o único fator influenciador do fracasso escolar, eles exercem uma grande influência sobre essa questão. Desde a segunda metade da década de 90, uma grande produção científica que oferece uma análise crítica sobre a educação escolar, envolvendo estudos sobre a relação escola-sociedade, análise das políticas educacionais, processos pedagógicos, currículo, didática e formação de professores, ainda não exercem um impacto significativo na educação dos Surdos. Para que se haja a inclusão efetiva das pessoas Surdas, com o objetivo de participação social efetiva, sem a inevitável submissão a que as minorias são expostas, as escolas precisam organizar-se, considerando três critérios: a interação através da língua de sinais, a valorização de conteúdos escolares e a relação conteúdo-cultura Surda. Dessa forma, é preciso que se tenha de fato na formação de professores para o conhecimento de Língua(gens) na consolidação dos estudos culturais, os aspectos típicos do viver pós-moderno como o uso massivo das tecnologias da comunicação, principalmente da internet e o poder da mídia, a democratização, a realidade política e cultural do mundo pós-colonial, a ascensão do inglês como língua franca internacional, as mudanças no conceito de pesquisa porque mudou o conceito de conhecimento e o fortalecimento da etnografia, as teorias desconstrutivistas de Michel Foucault, Jacques Derrida e Gilles Deleuze, dentre outros, são elementos propulsores de transformações para a educação de Surdos e oferta da educação bilíngue.